Tratamento de dependentes químicos – os tipos de usuários

Existem basicamente 3 tipos de usuários de drogas e conseguir identificar rapidamente onde você está ou uma pessoa próxima pode facilitar muito o tratamento:

O usuário leve de drogas

O usuário leve é alguém que usa drogas apenas por brincadeira, influência de ” amigos”, protesto contra alguma situação familiar etc. Ele não se deixa levar pelo ambiente da droga. Trabalha e/ou estuda normalmente, cria raízes, implanta família.

Consegue abandonar as drogas quando precisa assumir responsabilidades.

O usuário dependente (psicológico)

Esse tipo de usuário já tem alguma dependência. No entanto, consegue abandonar o uso com relativa facilidade depois de uma terapia médica e uma desintoxicação.

O usuário dependente químico

O dependente químico, aquele que nós infelizmente chamamos de viciado ou drogado, é portador de uma doença chamada dependência química progressiva, incurável e fatal, conhecida também como adicção: tem obsessão para usar a primeira dose e, quando o faz, passa a sofrer de compulsão (não consegue mais parar). Deixa a droga influir em sua vida, coleciona fracassos, tem depressão, tenta o suicídio, envolve-se em crimes e falcatruas.

Os Narcóticos Anônimos chamam esse usuário de adicto.

Nem todo mundo que usa droga é um dependente químico

Existem 3 formas de convívio com a droga:

  • nenhum convívio: a pessoa nunca experimenta a droga ou, depois de experimentar, desiste;
  • convívio por vício: a pessoa tem uma dependência física ou emocional, que consegue deixar depois de um tratamento terapêutico ou mesmo porque resolveu mudar de vida;
  • convívio por dependência química/adicção: o dependente químico não consegue deixar a droga, precisa de uma terapia específica para estacionar a doença

Republished by Blog Post Promoter