Tratamento do alcoolismo, as três alternativas

Grande parte das pessoas pensa que o tratamento do alcoolismo é feito em um clínica de alcoolismo, tais como as clínicas para tratamento de dependentes químicos. No entanto existem outras alternativas antes da pessoa precisar ser internada em uma clínica. Tudo dependerá da vontade da pessoa se curar do alcoolismo.

Não existe o tratamento ideal para o alcoolismo e as recaídas são muito comuns em pacientes em tratamento. Na maioria dos casos o paciente não percebe o quanto esta envolvido e nega sua dependência… então o inicio do tratamento é ajuda-lo a reconhecer o problema.

Vamos ver as três alternativas ao tratamento do alcoolismo:

Medicamentos contra o alcoolismo

Os medicamentos contra o alcoolismo, dependendo do tipo, agem de três maneiras:

  • causam fortes náuseas, vômitos e dores de cabeça quando em conjunto com o álcool, reduzindo a vontade da pessoa consumir bebida;
  • bloqueiam os centros de prazer do cérebro que são ativados quando se ingere álcool;
  • evitam recaídas.

Os medicamentos mais conhecidos são a naltrexona, o acamprosato e a ondansetrona. Todos eles apresentam variados efeitos colaterais. Nunca utilize-os sem consultar um médico especializado ates.

 

alcoolismoDesintoxicação contra o alcoolismo

Tal como o nome diz,a desintoxicação visa eliminar os efeitos tóxicos do álcool no organismo. Sozinha ele não é um tratamento eficaz ao alcoolismo pois a vontade/ desejo de consumir o álcool irá continuar.

A desintoxicação é complementar as outras alternativas de tratamento do alcoolismo. Em geral dura de três a dez dias e pode ser feita em ambulatórios ou então em clínicas especializadas.

 

Aconselhamento contra o alcoolismo

Os resultados do aconselhamento dependem em grande parte da força de vontade da pessoa em superar o alcoolismo. Ela pode ser feita individualmente ou em grupo. Um dos mais famosos programas de aconselhamento é o desenvolvido pelo Alcóolicos Anônimos.

 

Suspeita que tem problemas com o alcoolismo ? Faça um rápido teste !

Idealmente o alcoolismo deve ser diagnosticado por um médico mas e se você estiver na dúvida se aquela bebedeira no carnaval pode evoluir para algo muito mais sério ? Com certeza é melhor procurar ajuda antes.

O teste abaixo é um questionário, conhecido como CAGE (abreviação em inglês das perguntas que são formuladas) e oi desenvolvido do Mayfield

  1. Você já tentou diminuir ou cortar ("Cut down") a bebida?
  2. Você já ficou incomodado ou irritado ("Annoyed") com outros porque criticaram seu jeito de beber?
  3. Você já se sentiu culpado ("Guilty") por causa do seu jeito de beber?
  4. Você já teve que beber para aliviar os nervos ou reduzir os efeitos de uma ressaca ("Eye-opener")?

Se pelo menos uma resposta a essas perguntas for afirmativa ("sim") há suspeita de problemas com o álcool. Duas ou mais respostas afirmativas é indicativo de problemas com o álcool.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*