Tratamento do alcoolismo – opções de remédios existentes

Recentemente a mídia divulgou pesquisas a respeito do desenvolvimento de uma pílula que reduziria os impactos do álcool em algumas células do cérebro e que faria a pessoa que está bebendo ficar sóbria novamente

Tal pílula usaria a substância iomazenil, que consumida antes da bebida, poderia diminuir os efeitos que o álcool traz ao cérebro. E ao reduzir o prazer que o alcoólatra sente ao beber, tal pílula ajudaria no tratamento do alcoolismo.

Remédios para tratamento do alcoolismo não são novidade e já tem até certo tempo que estão disponíveis no mercado.

Os remédios para tratamento do alcoolismo, resumidamente, agem de duas maneiras principais:

  • Inibindo o prazer que o consumo do álcool dá; e
  • Reduzindo os efeitos da abstinência, quando o alcoólatra bebe não pelo prazer mas sim para evitar os efeitos da abstinência.

Nenhum deles representa a cura do alcoolismo já que não atacam as causas mas apenas diminuem (ou estragam completamente) o prazer proporcionado pelo álcool ou a necessidade de beber.

Abaixo listamos os remédios para tratamento do alcoolismo mais conhecidos.

 

 Remédios para tratamento do alcoolismo existentes

Antabuse

O Antabuse era conhecido pelo fato das mulheres colocarem-no no prato de comida dos seus maridos e eles não perceberem.  Quando eles iam beber, o remédio provoca reações como náusea, dor de cabeça, vômitos, etc., muito fortes a ponto de vários pararem de beber por acharem que a bebida estava lhes fazendo mal.

O Antabuse tem como princípio ativo o Dissulfiran, aprovado pelo órgão equivalente a ANVISA brasileira, o FDA, desde 1951.

É uma opção relativamente barata para o tratamento do alcoolismo, servido de barreira psicológica para o uso do álcool devido aos efeitos desagradáveis que provoca.

Seu grande problema é que deixa o paciente num conflito psicológico grande: beber e se sentir mal ou não beber em ficar com desejo !

Naltrexone

É uma substância química que faz com que as pessoas sintam menos o feito agradável da bebida e perdem (ou tenha diminuída…) a vontade de continuar bebendo.

Em sua origem foi uma espécie de antídoto para a intoxicação de heroína, morfina e similares. Há poucos anos verificou-se que a naltrexone possui um efeito bloqueador do prazer proporcionado pelo álcool, cortando o ciclo de reforço positivo que leva e mantém o alcoolismo.

Sua posologia é de um comprimido de 50 mg por dia e quase não provoca efeitos colateriais. Apenas no começo do tratamento, o paciente pode sentir um pouco de náusea, mas ela desaparece em poucos dias.

Nos Estados Unidos a Naltrexone é vendida pelo nome de ReVia

Acamprosato

Muito utilizado na Europa e também diminui o desejo  de beber e tem ação mais prolongada do que a Naltrexone. O acamprosato atua mais na abstinência, diminuindo o mal estar que leva o consumo de ainda mais álcool para diminuí-lo

O acamprosato tem poucos efeitos colaterais: os principais indicados foram confusão mental leve, dificuldade de concentração, alterações das sensações nos membros inferiores, dores musculares, vertigens.

No Brasil ela está sendo introduzida pela Merck

 Topimarato

Estudos mostram que esse anticonvulsivante também parece diminuir a vontade de beber.

 Novos desenvolvimentos em remédios para tratamento do alcoolismo

Pesquisadores britânicos estão tentando também desenvolver medicamentos líquidos que dão todo o prazer do álcool, mas sem nenhum dos danos. Seria uma espécie de valium que traria o agradável efeito do álcool sem provocar bebedeira. A substância teria a vantagem adicional de acabar com os efeitos do álcool e deixar a pessoa apta a dirigir ou a voltar para casa em segurança.

Caso tais pesquisadores venham a ter sucesso, novamente eles não estarão curando o alcoolismo, apenas evitando as consequências do consumo de álcool…

One thought on “Tratamento do alcoolismo – opções de remédios existentes

  1. boa tarde este remedio e bom mesmo eu queria esperimentar gosto de beber aos finas de semana e fico um pouco alto entao estou procurando este remedio e nao estou encontrando me de uma dica ou voces podem fornecer ele pra mim o me diga como comprar obrigado pela atençao

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*