Vale a pena comprar suplementos alimentares no Mercado Livre?

Uma das reclamações constantes de quem pratica exercícios físicos com intensidade são os altos preços dos suplementos alimentares vendidos nas lojas.

Em busca de complementar sua alimentação de forma mais barata, eles procuram locais que vendam com o menor preço e muitas vezes acabam chegando no Mercado Livre…

E o Mercado Livre parece ser aquele tipo de site que você ama ou odeia !

Mas respondendo a pergunta, se vale a pena comprar suplementos alimentares no Mercado Livre, a melhor resposta é DEPENDE !

Depende de com quem você está comprando e como chegou ao vendedor !

Confira algumas dicas para comprar suplementos alimentares no Mercado Livre sem levar o famoso “gato por lebre”…

Em primeiro lugar quando falamos em Mercado Livre devemos ter em mente que qualquer um pode se cadastrar, sem precisar informar dados verídicos, no início, para comprar ou vender. A medida que o usuário vai realizando mais transações o Mercado Livre começa a pedir o envio de algumas documentações para comprovar a verdadeira identidade do usuário. Normalmente isso ocorre antes da 5a. transação. Então, atençao a vendedores com poucas transações no Mercado Livre.

Como vejo quantas transações um vendedor tem?

Isso é chamado de reputação no Mercado Livre. Qualquer vendedor ou comprador tem sua reputação. Nas palavras do Mercado Livre:

A reputação é um sistema que mostra o desempenho que os vendedores e compradores tiveram nas suas negociações no MercadoLivre. Permite à comunidade conhecer o resultado das negociações, além dos comentários das pessoas com as quais negociaram. A reputação de cada usuário estará diferenciada de acordo com a sua atuação, como comprador e como vendedor.

1.Conheça o vendedor rapidamente através do ter termômetro que aparece na página do produto.

Termômetro de vendas no Mercado Livre

2. Verifique os detalhes das negociações clicando em "Mais informações" e veja o percentual de negociações concretizadas e de qualificações positivas que marcam a trajetória do usuário. Verifique também o total de negociações feitas por ele – uma opinião positiva em apenas uma negociação não representa tanto quanto 1000 opiniões positivas em 1.000 negociações.

Reputação do vendedor no Mercado Livre

3. Para conhecer os comentários que o vendedor recebeu das pessoas com quem negociou, clique em "Ver perfil do vendedor". Essa etapa é fundamental pois além dos comentários permite você ver quais os produtos o vendedor vende. Você prefere comprar suplementos alimentares de quem só vendeu eles uma ou duas vezes e no restante das vezes vendia câmeras digitais ou prefere comprar com quem a maior parte das vendas é de suplementos alimentares…

Comentários as transações feitas no Mercado Livre

Quer dizer que não posso comprar com vendedores com poucas transações mesmo que eles tenham ótimos preços no Mercado Livre?

Não é bem assim. Para isso existe o chamado Mercado Pago que traz segurança ao comprador em transações com vendedores novatos. O Mercado pago funciona da seguinte forma:

Mercado Pago, uma alternativa segura de compra no Mercado LivreOu seja, você só libera o pagamento ao vendedor após receber o produto e conferir. Se não estiver de acordo, você não libera o pagamento e o Mercado Livre restitui o dinheiro a você. Demora um pouco (menos de um mês) mais é seguro.

Uma dica que vale para sua própria segurança: não tente pagar com cartão de crédito de terceiros pois o Mercado Livre pede uma série de documentos para isso. O cartão de crédito tem que coincidir com seus dados. É uma forma de evitar fraudes com cartões de crédito de terceiros

Ah ! E se tudo estiver de acordo, não esqueça de liberar o dinheiro ao comprador. Ele pode lhe qualificar negativamente por isso.

E como a reputação muda no Mercado Livre ?

A cada transação, compra ou venda, deve-se qualificar a contra-parte em positivo, negativo ou neuto. É importante que você faça essas qualificações de modo a tornar o Mercado Livre um ambiente mais seguro para comprar ou vender.

Além disso é importante seriedade nas qualificações pois se você concretizar como positiva uma transação não realizada, o vendedor será obrigado a pagar uma comissão de uma venda qua não houve ao Mercado Livre. Na neutra e na negativa o vendedor não paga mas nessa última sua reputação diminui e ele pode ser até excluído de negociar.

 

E se tiver uma dúvida, como entro em contato com o comprador ?

Para isso existem a seção Perguntas que você encontra ao final da página de cada produto:

 Perguntas ao vendedor - nunca compre antes de tirar suas dúvidas com o vendedorNelas você não deve colocar nenhum dado pessoal ou de contato, de modo que o vendedor possa fazer a venda direto para você sem que o Mercado Livre intermedie a negociação e ganhe a comissão dele. Muitos compradores acham que fazendo isso podem pedir o desconto da comissão ao vendedor, mas a realidade é que o Mercado Livre é bem rápido em retirar perguntas com dados pessoais. Você pode até chegar a perder seu cadastro por isso. E uma vezes perdido, você terá problemas para criar um novo, pois em pouco tempo o Mercado Livre irá pedir o envio de seus dados. Quando detectar que você já foi usuário ele irá baní-lo(a) de novo.

Nunca compre antes de perguntar, se ainda tiver dúvidas !

Se você tiver dúvidas e apertar o botão comprar, pode ser que lá frente não queira mais fazer negócio. É claro que você não precisará pagar ao vendedor nem ao Mercado Livre por isso. Mas fazendo isso, você terá de qualificar o vendedor como neutro e vice-versa, o que prejudica a reputação de ambos !

E o frete ? É por conta de quem ?

O frete varia caso a caso. Normalmente o custo é pago pelo comprador e ele deve perguntar ao vendedor antes de comprar. Mas como falamos antes, isso varia. O importante é sempre ler o anúncio e perguntar, se tiver dúvidas.

Entendeu ? Então cadastre-se no mercado Livre e comece a comprar.

O último passo para você começar a comprar no Mercado Livre e se cadastrar no site, sem custo algum. Clique na imagem abaixo e se cadastre !

Cadastrar no Mercado Livre

3 thoughts on “Vale a pena comprar suplementos alimentares no Mercado Livre?

  1. Gente eu so compro suplementos da Atlhetica aqui na cidade onde moro, mas resolvi comprar o msm pelo mercado livre!
    O gosto do suplemento é totalmente diferente, ele veio salgado! A minha dúvida é: Sera q esses suplementos do mercado livre são originais???

  2. eu comprei uma vez desse site e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    TEM DE TUDO CELULAR BERÇO LIQUIDIFICADOR NOTEBOOK E VENDE DE TUDO PARA BEBES PRODUTOS ORIGINAIS E COM GARANTIA
    BATETEIRAS E ETC

    tem mais de 2000 produtos

    http://www.mercadozets.com.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*