Vale Tudo – MMA: uma mistura de boxe, Muay Thai, Wrestling, Kickboxing e Jiu-jitsu

O vale-tudo, ou MMA, é uma mistura de todas as artes marciais, com algumas regras pré-estabelecidas. Não existe mais nenhum lutador que vá competir utilizando apenas uma modalidade. Na verdade o que acontece hoje em dia  é que ele pode ser especialista em uma arte marcial mas é quase que obrigatório que tenha conhecimento de outras, para poder enfrentar seus adversários, atacando e defendendo.

 Abaixo citamos as principais artes marciais que estão presentes no Vale Tudo e suas principais características.

Boxe

Entre as artes marciais inseridas no vale-tudo, o boxe é a mais conhecida. Praticada em todo o mundo e muito popular, o boxe é o esporte olímpico no qual os socos são a única forma de derrotar o oponente. No vale-tudo, geralmente os lutadores iniciam suas lutas estudando os adversários através de socos, mas há quem prefira levar o combate para o chão logo nas primeiras ações.

Muay Thai

O muay thai também é conhecido como boxe tailandês, por ter grande popularidade no país asiático. Sua principal característica é o amplo uso das extremidades do corpo e de algumas articulações, como joelhos e cotovelos.

Wrestling

É uma arte marcial que tem suas raízes olímpicas nas chamadas luta-livre e luta greco-romana. O objetivo é derrubar e imobilizar o adversário. Essa tática é muito utilizada por lutadores de vale-tudo que têm como característica lutar no solo.

Kickboxing

O muay thai é uma das modalidades inseridas dentro do kickboxing, em que o lutador utiliza pé e mãos de forma coordenada para atacar o adversário.

Jiu-jitsu

Das modalidades do vale-tudo, foi a que mais se popularizou no Brasil, com o avanço propiciado pela família Gracie. No jiu-jitsu não há socos ou chutes: o objetivo é “finalizar” o adversário, ou seja, fazer algum movimento que faça o oponente desistir da luta, como estrangulamentos e chaves de braço e perna. Dentro do jiu-jitsu há, porém, vários tipos de pontuação, separadas da finalização em si. É uma das artes marciais mais organizadas do Brasil.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*