Vem chegando o inverno e… – veja como não engordar nessa estação

Neste inverno você não engorda. Pelo menos não por acidente, não por achar que é ‘normal’ ganhar uns quilinhos ou por simples descuido. Confira as respostas da nutricionista Julyanna Célico para perguntas vitais a todas que querem manter a forma e evitar pânico depois do inverno:

É verdade que sentimos mais fome no inverno?

Sim. O corpo tende a acelerar o metabolismo para conseguir manter a temperatura corporal. Esse maior gasto calórico aumenta, consequentemente, nosso apetite.

Para quais alimentos devemos dar preferência no frio?

Devemos priorizar os alimentos quentes, como caldos, sopas, leite, chás… Tomando cuidado com os acompanhamentos como queijos, chocolates, gorduras. Prefira sopas com preparações a base de legumes, ervas e leite desnatado.

Sopas de saquinho engordam?

O valor calórico desses produtos é baixo (média de 80-90 calorias por porção), mas por possuírem muito sódio, podem causar aumenta da pressão arterial e inchaço.

É verdade que uma sopa ou caldo pode ter tanta calorias quanto uma refeição completa?

Em partes. As calorias desses caldos são basicamente da fonte de gordura utilizada (óleo, creme de leite) e dos queijos (quanto mais amarelo mais gorduroso e mais calórico). Sem eles, o alimento está liberado.

Quais são suas dicas para fugir do pensamento ‘é normal engordar no inverno’?

Não é normal e sim comum. Como a temperatura está mais baixa, nosso corpo gasta mais calorias e isso aumenta nosso apetite, fazendo com que a gente coma mais. E é aí que mora o perigo.

[wpb-product-slider posts="12" title="Compre em nossa loja"]

Continuar praticando atividades físicas, procurar equilibrar as refeições, principalmente nos dias em que consumiremos preparações mais calóricas (como fondue), com outros partos mais leves durante o dia funciona. No mais, usar adoçantes nos chás, tomar muita água, aquecer as frutas e salpicar canela quando bater aquela vontade de comer doces e, por fim, usar leite desnatado quando preparar chocolate quente também pode ajudar a não ganhar peso durante a temporada de frio. 


Fonte: abril.com.br, Monique dos Anjos, 28/05/2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *