Verdades e dicas para uso de suplementos

O uso de suplementos alimentares cresce a cada dia e cada vez mais as pessoas se sentem atraidas pelas promessas de corpo perfeito e resultados rápidos.

Este crescimento exagerado acabou por tornar o mercado de suplementos alimentares uma verdadeira mina de ouro.

Antigamente, não existiam no Brasil tantas empresas de suplementos como temos hoje. Acho que não chegava a dez. O consumo de suplementos era restrito quase à atletas, e pouco se via em academias ou uso por esportistas. Hoje, em qualquer esquina da cidade se encontra uma portinha aberta vendendo os mais variados suplementos

Quem não quer uma "fórmula mágica"? Um produto que traga o máximo de resultados com o mínimo de esforço? Pois saibam que a máxima "No pain, no gain" nunca esteve tão in voga. Não há resultado que permaneça sem que se conquiste-o com muita disciplina. Qualquer tipo de fórmula, promessa ou mágica não passa de enganação.

Quem nunca comprou um suplemento que não funcionou pra nada? Custou um absurdo e não fez nem cócegas. Será que este não era um produto falsificado? Os produtos mais vendidos, principalmente os importados e de marcas mais conhecidas, são também os mais falsificados. E muitas vezes, pode se levar gato por lebre.

Potões de suplementos em geral não são a melhor escola para atletas amadores Particularmente não sou contra o uso de suplementos, mas procuro sempre ter o máximo de cuidados em como utilizá-los. Nem todos precisam utilizar e nem todos os suplementos são indicados pra todo mundo

Primeiramente, evite comprar "potões". Se você não é atleta profissional ou fisiculturista, suas dosagens não são as mesmas que estão no rótulo (na verdade nem mesmo as dos profissionais são as mesmas), logo um pote grande pode até perder a validade já que não vai usar tanto.

Esportistas em geral, precisam antes, realizar uma boa avaliação nutricional e conhecer suas necessidades, daí, uma boa opção é comprar a dose do suplemento manipulada em sachês. A maioria das farmácias de manipulação possuem os principais suplementos para manipular (whey, maltodextrina, creatina, etc).

Arroz e feijão na quantidade certa resolvem muito das necessidades de suplementos alimentares Outra coisa importante é não acreditar piamente nas indicações de seus colegas da academia. Nem sempre o que serve pra João funcionará para Francisco. Cada organismo possui individualidades que devem ser respeitadas, assim, novamente, procure um profissional.

Mas se ainda assim, você confia naquele seu companheiro de malhação e o suplemento que você deseja tomar não existe em forma manipulada, é ainda mais importante a consulta com um profissional, pois só ele saberá lhe indicar a dose correta daquele produto que você pode utilizar sem nenhum risco.

No fim, a verdade é que na maior parte dos casos se resolve com "Arroz com Feijão". Se você tem uma alimentação equilibrada, faz seus exercícios com disciplina e seriedade, naturalmente os resultados irão aparecer e os suplementos passarão a ser apenas complementos desta boa alimentação.

 


Fonte: marcusavila.blogspot.com, Marcus Ávila, 04/08/2010, adaptado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*