Vitamina, veja os benefícios que cada uma proporciona

Vitamina talvez seja um dos aspectos menos compreendidos em nossa alimentação e é comum encontrarmos dieta em que elas faltam e em outros casos pessoas que tomam complementos vitamínicos sem necessidade alguma.

Um correto entendimento dos benefícios das vitaminas, dos papéis que elas exercem no nosso organismo e de como elas são obtidas pela nossa alimentação é fundamental para quem quer se manter saudável e com um corpo em forma.

Confira abaixo o papel das vitaminas:

Vitamina A

Atua na pele, na retina dos olhos e as mucosas e aumenta a resistência do organismo. Sua ausência provoca problemas na pele, no crescimento, no peso e nas vistas. Podem ser encontrada no leite e seus derivados, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, cará e abóbora.

Vitamina B1 ou tiamina

Auxilia os carboidratos, ajuda na absorção de oxigênio pelo cérebro, dá equilíbrio ao sistema nervoso e auxilia no bom crescimento do organismo. Sua ausência provoca perda de peso, beribéri, nervosismo, fraqueza e problemas cardiovasculares. Pode ser encontrada em carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja e gema de ovo.

Vitamina B6 ou piridoxina

Ajuda na identificação das proteínas e das gorduras. Sua ausência provoca dermatite e seborréia, lesões nas mucosas e fotofobia. Pode se encontrada na carne bovina e suína, fígado, cereais integrais, batata e banana.

Vitamina B12 ou cobalamina

Ajuda a formar os glóbulos vermelhos e a sintetizar o ácido nucléico. Sua ausência provoca anemia, irritabilidade, depressão nervosa e distúrbios gástricos. Pode ser encontrada no fígado e no rim de boi, ostra, ovo, peixe e aveia.

Vitamina C ou ácido ascórbico

Ajuda na conservação dos vasos sanguíneos e dos tecidos, ajuda a absorver o ferro, aumenta a resistência do organismo, ajuda a acelerar o processo de cicatrização e o bom crescimento dos ossos. Sua ausência provoca escorbuto, problemas nas gengivas e na pele. Pode ser encontrada em limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre e acerola.

Vitamina D

Ajuda a fixar o cálcio e o fósforo nos dentes e nos ossos sendo de extrema importância para crianças, gestantes e lactantes. Sua ausência provoca raquitismo, problemas nas gengivas e na pele. Pode ser encontrada no óleo de fígado de peixe, leite, manteiga, gema de ovo e raios solares.

Vitamina E

É antioxidante, favorece o metabolismo muscular e auxilia na fertilidade. Pode ser encontrada no germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo e gema de ovo.

Vitamina H ou biotina

Atua juntamente com as proteínas e com os carboidratos. Sua ausência provoca depressão, sonolência, dores musculares, anorexia, descamação da pele. Pode ser encontrada no fígado e rim de boi, gema de ovo, batata e amendoim.

A vitamina K

É importante na produção de protrombina que ajuda na coagulação do sangue, sua ausência provoca aumento do tempo de coagulação do sangue e hemorragia. Podem ser encontrada no fígado, verduras e ovos.

Ácido fólico

Ajuda a formar os glóbulos vermelhos. Sua ausência provoca anemia, alteração na medula óssea, distúrbios intestinais e lesões nas mucosas. Pode ser encontrados em carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana e melão.

Vitamina PP ou niacina

Possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos. Sua ausência provoca pelagra. Pode ser encontrado em leveduras, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais.

Ácido pantonêico

Auxilia o metabolismo do organismo. Sua ausência provoca fadiga, fraqueza muscular, perturbações nervosas, anorexia, diminuição da pressão sanguínea. Pode ser encontrados em fígados, rim, carnes, gema de ovo, brócolis, trigo integral e batata.

Ácido paraminobenzoico

Estimula o crescimento capilar. Pode ser encontrado em carnes, fígado, leguminosas e vegetais de folhas escuras.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*