Você conhece o seu cabelo e sabe como hidratá-lo?

O cabelo tem inúmeras classifcações e tipos, mas vamos dividí-los em normal, seco e oleoso, para simplificar.

No cabelo normal você encontra brilho, maciez e ressecamento somente com processos químicos, colorações por exemplo. Após intervenções químicas no fio é muito importante a hidratação.

Como identificar? Fácil de se pentear, não tem necessidade de ser lavado todos os dias, couro cabeludo livre de oleosidade.

 

No cabelo seco você encontra o fio naturalmente quebradiço e opaco. O couro cabeludo é pobre em oleosidade, essa por sua vez não vai até as pontas o que dá um efeito de pontas duplas, ou triplas…

Devemos tomar muito cuidado com processos químicos, pois a sua fragilidade pode ser tanto acentuada como piorada. Os cabelos secos são frágeis demais, depois de tanta química e escova os fios quebram com facilidade. Por isso muitas vezes a pessoa acha que tem cabelo novo nascendo, mas na verdade é cabelos quebrado.

Quem tem cabelo seco deve tomar cuidado com processos químicos Como identificar? Pontas extremamente secas, volumosos e difíceis de se pentear.

Por  fim, no cabelo oleoso, as químicas são geralmente bem vindas para diminuir o efeito sebo característico. Com a química, por exemplo fazendo luzes, pode-se equilibrar o PH do cabelo.

Como identificar? Tem que serem lavados com freqüencia e geralmente a tintura não dura o tempo desejado, já que as lavagens vão desbotando a cor.

Para cada tipo de cabelo há um tempo para a hidratação, dependendo do tipo de procedimento. Mas para uma hidratação básica é de:

  • Cabelor normais: uma vez a cada duas semanas
  • Cabelos secos: uma vez por semana
  • Cabelos oleosos: uma vez por mês

 

Receita caseira de hidratação

Uma forma de hidratação simples e que você mesmo pode fazer utiliza um copo de água e três colheres de vinagre.

Lave o cabelo só com shampoo. Atenção: cabelos oleosos, shampoo adstringente encontrado em qualquer loja de produtos para salão.

Misture em um recipiente a água e o vinagre.

Molhe o pente e vá distribuindo pelos cabelos. Atenção:cabelos oleosos somente nas pontas!

Aguarde meia hora e  você  já pode enxaguar.

O vinagre faz com que o cabelo fique selado e com um aspecto muito mais hidratado, além de ser uma limpeza e tanto nos fios. Ele pode ser usado puro nos cabelos oleosos, ou melhor, no couro cabeludo para diminuir a oleosidade.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*