Você sabe comprar peixe ?

Os peixes são alimentos indispensáveis à uma dieta saudável e exigem cuidados rigorosos desde a hora da pesca, passando pelo transporte e armazenamento nos mercados, até chegar à mesa do consumidor. Por isso, é preciso saber escolher bem o produto, tomando cuidado na hora da compra para garantir que ele traga benefícios a você e à sua família.

O comprador do peixe deve ficar atento especialmente às condições de armazenagem e também ao aspecto do produto. Esses aspectos são de extrema importância na hora da compra, pois peixes e frutos do mar contém diversos nutrientes que se degradam com facilidade.

Os peixes são ricos em vitaminas A, E e D, selênio, zinco e em proteínas de fácil digestão, possuem grande quantidade de minerais, como sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio, e são fontes de vitaminas do complexo B. Seu consumo regular age no controle da pressão arterial, colabora com a coagulação do sangue e auxilia na proteção da pele dos raios UV.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o peixe congelado ou refrigerado deve ser armazenado imediatamente na geladeira ou no freezer depois de adquirido pelo consumidor. Já o produto fresco deve ser consumido em, no máximo, 24 horas, mas também é preciso mantê-lo sob refrigeração.

Para comprar peixe fresco você deve observar  os olhos, odor, escamas, etc..

Dicas para comprar peixes sem riscos

Peixes Frescos:

Odor

O peixe tem odor característico, parecido com o cheiro de maresia.

Escama

Deve ser firme e brilhante.

Aparência

Os olhos do peixe devem ser salientes. A a córnea precisa ser transparente e a pupila negra e brilhante.

Pele e Escama

Elas devem ser brilhante e com as escamas bem agarradas. A cor da pele deve ser viva, homogénea e com alguns reflexos. O muco — camada gelatinosa que cobre a pele deve ser aquoso e transparente.

Membrana

Trata-se de uma pele interior que cobre a barriga do peixe e que deve aderir completamente à carne. Quando o peixe não está próprio para consumo, esta membrana separa-se da carne.

Peixes Congelados

  • Verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Além disso, ela deve estar bem fechada e conservada a, pelo menos, -18º C;
  • Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente;
  • O produto não pode ter as extremidades secas ou amareladas, indicador de desidratação, e deve estar duro como uma “barra de ferro”;
  • Recomenda-se que o produto seja descongelado de forma correta – o chamado “descongelamento técnico” – retirar o produto do freezer e deixá-lo descongelando na geladeira. Não se deve colocar o produto para descongelar fora da geladeira e nem mergulhado em água. Quando descongelados recomenda-se que seja preparado imediatamente.

Fonte: clicrbs.com.br, 20/09/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*