Alcoolismo, veja os sinais mais comuns

Não há cura para o alcoolismo. Essa é uma realidade que o alcoólatra e seus parentes não podem negar. O tratamento do alcoolismo é uma batalha diária que precisa ser ganha. E não é fácil.

O que leva uma pessoa ao alcoolismo é uma combinação de fatores genéticos, fisiológicos, psicológicos e sociais.

Os genes podem ser um importante fator no desenvolvimento do alcoolismo. Pesquisas indicaram que os filhos de alcoólatras são quatro vezes mais propensos a se tornarem dependentes. Apesar dessa estatística estar, em parte, relacionada a fatores de convivência, os cientistas determinaram que há uma substancial ligação genética.

Fisiologicamente, o álcool altera o equilíbrio químico no cérebro. Ele afeta substâncias químicas no sistema nervoso central, como a dopamina. O corpo eventualmente anseia pelo álcool para restaurar sentimentos de prazer e evitar sentimentos negativos. Pessoas que já sofrem de muito estresse ou problemas psicológicos, como baixa auto-estima e depressão, apresentam maior risco de desenvolver alcoolismo.

Fatores sociais como a pressão social, as propagandas e o ambiente também desempenham um importante papel no desenvolvimento do alcoolismo. Pessoas jovens normalmente começam a beber porque seus amigos bebem.

Se você ou algum conhecido apresentar algum dos sinais a seguir suspeite que pode se tratar de um caso de alcoolismo:

 

  • beber para esquecer os problemas;
  • beber sozinho com freqüência;
  • mentir sobre seu hábito de beber;
  • perder o interesse por comida;
  • sentir-se triste ou irritado quando não está bebendo;
  • perder as memórias de certos eventos (não se lembrar de nada que fez falou ou disse quando estava sobre os efeitos do álcool)
[wpb-product-slider posts="12" title="Compre em nossa loja"]

Caso você apresente algum dos sinais acima ou vários não exite em procurar ajuda. O alcoolismo não é “safadeza” e sim uma grave doença.

A matéria a seguir, feita pelo programa Profissão Repórter em 02/10/2010, mostra a devastação que o alcoolismo pode provocar na vida de uma pessoa, em termos de saúde, emprego, convívio familiar e social.

Alcoolismo, a devastação que ele provoca na vida de uma pessoa

One thought on “Alcoolismo, veja os sinais mais comuns

  1. Clínica de Recuperação Viva Vida

    Clínica de Recuperação Viva Vida A Clínica de Recuperação Viva Vida é uma organização com grande experiencia no direcionamento, auxilio e encaminhamento para internação de dependentes químicos e ajuda aos familiares de dependentes. Temos hoje um trabalho de referência no segmento e com grandes centros de tratamento de drogas, alcoolismo e comorbidades. Temos excelentes resultados de recuperação devido a unidades e programas terapêuticos específicos para tratamento de homens e mulheres.
    http://www.clinicavivavida.com.br

Deixe uma resposta