Azeite de oliva protege contra doenças no intestino

Aumentar a ingestão de azeite de oliva pode ajudar a proteger contra a retocolite ulcerativa (RCU), uma modalidade de doença inflamatória dos intestinos.

A RCU é uma doença inflamatória intestinal que provoca úlceras no revestimento do reto e cólon, resultando em dor abdominal, diarréia e perda de peso.Um recente estudo observou que as pessoas cuja dieta era rica em ácido oléico eram muito menos propensas ao desenvolvimento da doença.

O ácido oleico é um ácido graxo monoinsaturado encontrado em alimentos como azeite de oliva, óleo de amendoim e algumas margarinas.Este estudo incluiu mais de 25.000 pessoas, com idades entre 40 até 65 anos, em Norfolk (Reino Unido), que foram recrutados entre 1993 e 1997. Nenhum dos participantes tinha RCU no início do estudo. Até 2002, 22 dos participantes tinham desenvolvido a doença.

Os pesquisadores compararam a dieta dessas pessoas com aqueles que não desenvolveram a doença e descobriram que aqueles com maior ingestão de ácido oleico tiveram um risco relativo 90% menor de desenvolver RCU.

"O ácido oleico parece ajudar a prevenir o desenvolvimento RCU, bloqueando substâncias no intestino que agravam a inflamação encontrada na doença", afirma o Dr. Andrew Hart, da Universidade de East Anglia School. "Nós estimamos que cerca de metade dos casos de RCU poderiam ser evitados se grandes quantidades de ácido oleico fossem consumidos. Duas a três colheres de sopa de azeite de oliva por dia produzem um significativo efeito protetor", conclui o Dr. Hart.


Fonte: Gazetaweb, 04/05/2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *