Colesterol pode ser combatido por arroz, o vermelho

Apesar de ser pouco utilizado na culinária brasileira, o arroz vermelho é rico em substâncias importantes para a saúde e que combatem o colesterol.

Muito conhecido em receitas da cozinha chinesa e tailandesa, o ingrediente tem a capacidade de auxiliar na redução dos níveis de colesterol. De acordo com a nutróloga Sylvana Braga, isso acontece devido à presença, em sua composição, de uma estatina natural, enzima capaz de limitar a formação de colesterol no fígado. “Elas quebram a célula de gordura e reduz sua absorção.”

O colesterol é um tipo de gordura que pode se alojar nas paredes das artérias se for assimilado em excesso pelo organismo, o que dificulta a passagem da corrente sanguínea e pode até levar ao entupimento das veias. A ação da estatina evita que isso aconteça.

A nutróloga ressalta que a substância encontrada no arroz é manipulada em forma de medicamentos para reduzir o colesterol, mas a forma sintética da estatina pode causar efeitos colaterais. “Quando encontrada no medicamento, ela pode provocar dor muscular, por exemplo, o que não ocorre com a substância natural.”

Além disso, os grãos contêm minerais importantes para o bom funcionamento do corpo. “O zinco, presente neste tipo de arroz, ajuda a aumentar a imunidade; o ferro, na prevenção da osteoporose.”

O arroz vermelho pode ser encontrado em lojas especializadas em alimentos naturais e é recomendado para substituir a versão tradicional nas refeições. “O arroz branco é o pior. Por ser refinado, seus grãos perdem muitos nutrientes”, diz Sylvana.


[wpb-product-slider posts="12" title="Compre em nossa loja"]

Fonte: Agência Bom Dia, 02/05/2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *