Efeitos Fisiológicos da Balneoterapia

A superfície cutânea intervira ativamente nos processos de reação orgânica aos banhos de ar, de sol ou de água.

Função da pele na balneoterapia

A pele exerce um importante papel na eliminação das toxinas orgânicas. Por exemplo, com indivíduos vítimas de queimaduras de segundo grau que atingem quase toda a superfície cutânea essa função fica comprometida colocando a via em risco. O que põe-na em perigo é a ausência do poder de eliminação das toxinas através da pele, cuja integridade foi destruída. O tecido cutâneo desempenha, de fato, uma função complementar a de dois órgãos fundamentais: os rins e os pulmões.

Graças a presença das glândulas sebáceas, que garantem a oxigenação do corpo, a pele pode ser comparada a um verdadeiro pulmão e, graças as glândulas sudoríparas e aos poros, ela faz um trabalho de eliminação dos líquidos por meio da transpiração, o que lembra a função dos rins. Além disso, segundo certos fisiólogos, na camada subcutânea da epiderme encontra-se um sistema que desempenhará a função de glândulas de secreção interna: finalmente, a pele pode ser considerada um órgão de comunicação entre o meio ambiente e o corpo humano, permitindo assim o funcionamento de um verdadeiro mecanismo de absorção de princípios ativos, por endosmose.



Portanto, para resumir as diferentes funções assumidas pelo tecido cutâneo, pode-se dizer que a pele constitui um sistema de múltiplas funções: em primeiro lugar, ela e um órgão de assimilação, tanto em se tratando do oxigênio do ar, como dos raios solares, dos eletrólitos contidos na agua, ou dos princípios ativos que se encontram nas plantas aromáticas.

É também um órgão de filtração, por intermédio da respiração e da sudação, mecanismo que permite a eliminação dos produtos de resíduos e do gás carbônico. Finalmente, é a sede de ações fotossintetizantes agindo sabre os esteróis que vão chegar à vitamina D.

Para mostrar a importância da pele, basta lembrar sua função num tratamento terapêutico como a Acupuntura.

foto mostrando pessoas em sessão de balneoterapia
A pele tem um importante papel no tratamento de balneoterapia

Modo de ação da Balneoterapia

[wpb-product-slider posts="12" title="Compre em nossa loja"]

Essa tratamento terapêutico, realizado por intermédio do tecido cutâneo provocará efeitos de reação orgânica num certo número de funções.

Ação sobre a ccirculação

Será geral ou local, conforme a exposição às diferentes formas de balneação atinja o corpo todo ou parte dele. O banho frio completo, por exemplo, diminui o ritmo das batidas do coração e aumenta a força das contrações cardíacas; além disso, provoca uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos da pele e dos capilares.



Já o banho quente, ao contrário, provoca uma vasodilatação superficial e uma aceleração do ritmo do coração; quando feito em regiões especificas, congestiona os órgãos, principalmente os da pequena bacia, no caso de banhos de assento.

Os banhos de ar equilibram a circulação sanguínea em seu conjunto e melhoram o estado das artérias; desse modo, a tensão arterial sobe no hipotenso e desce para o normal no hipertenso.

Ação sobre a respiração

No hipertenso, o banho frio diminui o ritmo respiratório e decresce a amplitude dos movimentos, enquanto o banho quente aumenta seu ritmo.

Ação sobre o sistema nervoso

As aplicações gerais ou locais de água fria provocam contrações das vísceras e aumentam o peristaltismo intestinal; além disso, tem um efeito tônico sobre o sistema nervoso central e sabre os filetes do simpático. Os banhos quentes, desde que sua temperatura seja suportável, tem um efeito sedativo; o banho de ar, por sua vez, produz um efeito calmante sobre os nervos trazendo uma sensação física de bem-estar e um sentimento moral de euforia.

Ação sobre o sistema imunológico

É sobretudo o contato da pele com a água fria e com o ar que permite urna maior resistência as doenças e aos agentes patogênicos pelo aumento das defesas imunológicas naturais.

Além disso, pela melhora da circulação sanguínea, da estimulação do sistema nervoso, da eliminação dos resíduos orgânicos e das toxinas, a balneoterapia, sob todas as suas formas, e um meio eficaz de lutar contra o envelhecimento precoce, pois contribui para o rejuvenescimento da epiderme.

Deixe uma resposta