O que a acupuntura faz e o que ela não faz

Infelizmente, tal como em muitos tratamentos naturais, existe muita informação equivocada circulando entre as pessoas sobre a acupuntura e, em alguns casos, elas até mesmo são disseminadas por maus profissionais, dispostos apenas a tirar dinheiro dos pacientes ao invés de tratá-los.

Por isso, divulgamos nessa parte o que a acupuntura faz, o que ela pode ajudar mais depende mais do paciente e o que ela não faz.

A quem a acupuntura beneficia?

A acupuntura pode ser aplicada a qualquer pessoa, independentemente da idade. Seus benefícios são tão amplos que é comum na china, aplica-la em animais domésticos como cães e gatos.

Hoje é muito comum aplicá-la a pessoas que padecem com dores, stress, ansiedade, insônia, depressão, enxaqueca, depressão, impotência, etc.



Existe risco na acupuntura?

Se realizada por um profissional qualificado, a acupuntura é procedimento seguro e sem efeitos colaterais.

Consigo para de fumar com a acupuntura?

Apenas com a acupuntura, sem esforço da sua parte, NÂO!

A acupuntura pode ajudar bastante pois inibe parte do mecanismo do vício (os centros de prazer do cérebro) e reduz a “síndrome de abstinência).

Imagem mostrando um homem quebrando um cigarro
A acupuntura não faz parar de fumar mas pode ajudar bastante

Vou emagrecer com a acupuntura?

O que faz emagrecer e ingerir menos calorias do que você gasta. Se você não conseguir fazer isso, não irá emagrecer.

No entanto, a acupuntura pode ajudá-lo, na medida em que ela pode regular seu metabolismo (acelerando-o, por exemplo), diminuir sua ansiedade que pode levá-lo a comer descontroladamente.

A vantagem de empregar a acupuntura no tratamento da obesidade é que ela não tem contra indicações e faz um trabalho voltado para várias áreas do organismo, que está desorganizado e com hábitos prejudiciais.



A acupuntura ajuda no tratamento da asma e bronquite?

Sim.

Muitos estudos demonstram que a acupuntura estimula o sistema nervoso provocando alterações bioquímicas que reduzem o efeito da inflamação provocada pela bronquite e asma.

A acupuntura é eficaz no tratamento à depressão?

Sim. Pessoas combatendo a depressão são um grupo crescente entre os pacientes submetidos a procedimentos de acupuntura. Em geral elas estão procurando alternativas aos antidepressivos tradicionais e seus muitos efeitos colaterais.

Estudo recente constatou que a acupuntura poderia ser tão eficaz quanto os antidepressivos. Já outro estudo constatou que a acupuntura pode ajudar a tratar os efeitos colaterais dos antidepressivos e promover uma ação sinérgica quando associada, trazendo maiores benefícios aos pacientes (Zhang 2007).

A acupuntura é bastante eficaz na forma leve de depressão, atuando como coadjuvante nas formas moderadas e graves. Atualmente, existe uma tendência cada vez maior de os pacientes procurarem a acupuntura mais precocemente e com mais confiança nela.

A acupuntura pode ser feita paralelamente ao tratamento convencional (ocidental)?

Sim, o tratamento com acupuntura é complementar ao convencional, ajudando na diminuição de medicamentos de uso contínuo e combatendo muitos sintomas.

No entanto, não deve descontinuar o uso de medicamentos nem fazer qualquer modificação no uso dos mesmos sem consultar seu médico antes.

Tenho medo de agulhas. Dá para fazer acupuntura?

Sim, pois as agulhas da acupuntura são até dez vezes mais finas do que as de injeção e exame de sangue.

Além disso, muitos dos pontos no nosso corpo onde elas são espetadas são completamente indolores e o paciente não irá perceber a agulha penetrar na pele.

E se isso ainda não o tranquilizou, o médico acupunturista poderá recomendar outras técnicas para a estimulação dos pontos como a acupuntura a laser (o laser faz o papel das agulhas no estímulo), a ventosaterapia (uma ventosa é colocada para succionar a pele) e a moxabustão (usa-se o calor para provocar o estímulo)



A acupuntura só serve para combater a dor?

Nada mais errado. A acupuntura tem uma ação ampla como mencionamos abaixo:

  • Ação analgésica no tratamento de dor de qualquer origem;
  • Ação anti-inflamatória no tratamento de artrite e traumatismo;
  • Ação relaxante muscular no tratamento de contratura muscular, torcicolo;
  • Ação ansiolítica (calmante) no tratamento de insônia, estresse, ansiedade, irritabilidade, síndrome de abstinência;
  • Ação antidepressiva (leve) no tratamento de angústia, depressão, irritabilidade;
  • Ação vasodilatadora no tratamento de anomalias circulatórias (arterial), AVC (derrame cerebral), angina do peito;
  • Ação antiemética no tratamento de náuseas e vômitos de origem gastrointestinal, da gravidez e/ou pós quimioterapia;
  • Ação cicatrizante, melhora de circulação sanguínea no tratamento de escara, incisões cirúrgicas;
  • Ação na imunidade, no tratamento de rinite, alergia e asma.

A acupuntura trata o câncer?

A acupuntura não trata o câncer mas ajuda a melhorar a dor, a depressão muitas vezes associadas a ele.

Também pode melhorar a falta de apetite, náusea, vômito e outros desconfortos causados pela quimioterapia e pela radioterapia.

A acupuntura é um tratamento de beleza?

Essa não é a sua finalidade mas a acupuntura aumenta a circulação sanguínea e a liberação de neurotransmissores e estimula a proliferação de fibroblastos que produzem fibras colágenas no tecido conjuntivo. Além disso, melhora o equilíbrio emocional e, provavelmente, normaliza os níveis hormonais.

Desse modo, rugas de expressão, dermatite seborréica, acne, cloasma gravídico, estrias recentes, “olheiras” e queda de cabelo de origem psicogênica são atenuadas pela acupuntura.



Os efeitos da acupuntura são imediatos?

O tempo dependerá do tipo e evolução da doença.

Em quadros agudos, sem lesão estrutural, o efeito é imediato. Em casos crônicos, o efeito pode ocorrer a partir da quinta sessão.

No entanto, a acupuntura não é uma terapia mágica e nem tem efeito em todos os casos. Doenças variam quanto à gravidade e à cronicidade e as respostas ao tratamento podem variar. Casos mais graves ou crônicos podem apresentar piora paulatinamente, com o passar do tempo e mesmo o tratamento com acupuntura não poderá impedir essa piora.

A acupuntura cura Aids?

Não, mas ela pode melhorar a imunidade, auxiliar no tratamento das dores, depressão, transtornos emocionais e falta de apetite promovendo a melhora da qualidade de vida.

A acupuntura trata o alcoolismo?

Sem grande força de vontade do paciente, a acupuntura pouco pode ajudar.

No entanto, ela reduz a ansiedade que diminui a compulsão pelo uso do álcool.

O tratamento com acupuntura é demorado?

Em grande parte das vezes os pacientes buscam a acupuntura como última opção de tratamento por não conhecerem ou desacreditarem essa técnica.

Ao iniciar o tratamento já apresentam maiores alterações estruturais, comportamentais e transtornos psicológicos. Em boa parte dos casos, os pacientes são pessoas idosas, acometidas por doenças crônicas. Por essas razões, alguns podem necessitar de tratamento mais prolongado. Por isso, a duração de tratamento em alguns casos é demorada.

No entanto, se a acupuntura for considerada desde o início, em geral são prescritas uma a duas sessões semanais e, conforme a evolução clínica, aconselha-se uma maior ou menor frequência às sessões, estimando-se o número delas. Em grande parte dos casos, são prescritas entre cinco e dez sessões.



Dicas do Natural & Bela para após a sessão de acupuntura

A acupuntura não tem efeito colateral. Cerca de 40% dos pacientes apresentam relaxamento profundo e até sonolência.

No entanto, após uma sessão, pode surgir pequenos hematomas devido a punção de pele em alguns pontos, que desaparecem em poucas horas a dias.

Pode também haver uma pequena dor local após a estimulação de alguns pontos mais profundos. O uso de uma bolsa de água quente ou gelo é suficiente para o alívio dessa pequena dor.

Para relaxar completamente e manter a pele perfeita após a sessão recomendamos o uso de óleos corporais e hidratantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *