Muitas vezes precisamos nos consultar com um médico sobre um determinado problema e não sabemos em qual especialidade médica devemos procurá-lo. Preparamos a listagem abaixo, de especialidades médicas e de que tratam, para facilitar a sua vida.
Essas especialidades médicas são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, Resolução 2.116/2015 (23 de Janeiro de 2015).
ACUPUNTURA
Ramo da medicina tradicional chinesa. É um método de tratamento complementar, de acordo com a nova terminologia da OMS (Organização Mundial de Saúde). Consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, com o objetivo de obter efeito terapêutico em diversas condições.
Você pode conhecer mais sobre acupuntura em nosso site Natural & Bela!
ALERGIA E IMUNOLOGIA
Especialidade da medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. Pode estar relacionada também à imunologia. Como o médico, para tratar das alergias, precisa ter um bom conhecimento do sistema imune essa especialidade acabou recebendo o nome de alergia e imunologia.
ANESTESIOLOGIA
Estuda e proporciona a ausência ou o alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos (cirurgias e exames diagnósticos) e que identifica e trata alteração das funções vitais.
ANGIOLOGIA
Tratamento clínico das doenças que acometem os vasos sanguíneos e os linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular.
CANCEROLOGIA ( ou ONCOLOGIA)
Estuda tumores malignos e a forma como essas doenças se desenvolvem no organismo.
CARDIOLOGIA
Diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração, bem como os outros componentes do sistema circulatório.
CIRURGIA CARDIOVASCULAR
Tratamento cirúrgico de doenças que acometem o coração.
CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO
Especialidade médica essencialmente apoiada em procedimentos cirúrgicos, também considerada ramo da oncologia, que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias neoplásicas benignas e malignas, afecções congênitas e de algumas condições inflamatórias que acometem a região do víscero-crânio ou face e da área cervical ou pescoço.
CIRURGIA DA MÃO
Ocupa-se da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem as mãos.
CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO
Ramo da medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. Sua área de atuação é a cirurgia dos órgãos do aparelho digestivo, como esôfago, estômago, intestinos, fígado, vias biliares e pâncreas.
CIRURGIA GERAL
Especialidade médica cuja área de atuação compreende cirurgia abdominal, cirurgia vídeo-laparoscópica e cirurgia do trauma. Ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Ocupa-se do tratamento cirúrgico que acomete indivíduos desde o período da vida fetal até o início da idade adulta.
CIRURGIA PLÁSTICA
Tem por objetivo a reconstituição de determinada parte do corpo humano, por razões médicas ou estéticas e que se divide em cirurgia plástica reparadora ou cirurgia plástica estética. A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. A cirurgia plástica estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhorias à sua aparência.
CIRURGIA TORÁCICA
Especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis de abordagem cirúrgica.
CIRURGIA VASCULAR
Especialidade que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.
CLÍNICA MÉDICA (MEDICINA INTERNA)
Trata de pacientes adultos, com área de atuação principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças em pacientes adultos, não cirúrgicos, não obstétricas e não ginecológicas.
COLOPROCTOLOGIA
Especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso, reto e ânus.
DERMATOLOGIA
Ocupa-se do diagnóstico e tratamento clínicocirúrgico que acometem a pele.
ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA
Estuda o funcionamento dos hormônios no organismo humano. Atua no tratamento do diabetes, obesidade, alterações hormonais (falta ou excesso de hormônios) e alteração do ciclo menstrual.
ENDOSCOPIA
Visa o diagnóstico da mucosa de todo o trato gastrointestinal e tratamento terapêutico na maioria dos casos gastrointestinais. GASTROENTEROLOGIA Especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.
GENÉTICA MÉDICA
Estudo dos genes e de seu papel na herança das características paternais e maternais pela prole.
GERIATRIA
Foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas.
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Especialidade que trata da saúde da mulher, da infância à terceira idade. Dedica atenção especial ao aparelho genital, composto pela vagina, ovários, útero e trompas de falópio – tanto no aspecto preventivo quanto no curativo.
HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA
Trata das doenças e terapias relacionadas ao sangue.
HOMEOPATIA
Método terapêutico cujo princípio está baseado na similia similibus curantur (“os semelhantes curam-se pelos semelhantes).
INFECTOLOGIA
Especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. MASTOLOGIA Dedica-se ao estudo das glândulas mamárias, prevenindo, diagnosticando e tratando as doenças da mama.
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Área da medicina que estuda o indivíduo como ser inserido num contexto familiar e comunitário, nomeadamente integrado na sua família. Procura entender como este indivíduo se relaciona com os grupos sociais e estuda as doenças que o acometem. Trabalha preferencialmente com atividades de prevenção, mas também com uma medicina de abordagem geral.
MEDICINA DO TRABALHO
Especialidade médica que atua na promoção e na preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza avaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais o trabalhador fica exposto.
MEDICINA DO TRÁFEGO
Manutenção do bem-estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações desse deslocamento e dos mecanismos que o propiciam ao homem.
MEDICINA ESPORTIVA
Voltada para abordagem do atleta de uma forma global. Suas áreas estendem-se desde a fisiologia do exercício à prevenção de lesões, passando pelo controle do treino e resolução de todo problema de saúde que envolva o praticante de desporto ou o exercício físico.
MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO
Especialidade médica que lida com o tratamento de pacientes cuja capacidade funcional esteja limitada.
MEDICINA INTENSIVA
Suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico e, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado.
MEDICINA LEGAL
Aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça na elaboração das leis e na adequada caracterização dos fenômenos biológicos que possam interessar às autoridades na aplicação das leis. Assim, a medicina legal caracteriza a lesão corporal, a morte (sua causa, o momento em que ocorreu, que agente a produziu), entre outros.
MEDICINA NUCLEAR
Relacionada à imagiologia, que se ocupa de técnicas de imagem, de diagnóstico e terapêutica, utilizando-se de partículas ou nuclídeos radioativos. Permite observar o estado fisiológico dos tecidos de forma não invasiva.
MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL
Especialidade que se dedica à prevenção da doença em vez de seu tratamento.
NEFROLOGIA
Ocupa-se do diagnóstico e do tratamento das doenças do sistema urinário, em especial o rim. Atua também no tratamento cirúrgico de tais doenças. É o estudo dos rins, de sua fisiologia e de enfermidades do néfron, a unidade morfológica e funcional do rim.
NEUROCIRURGIA
Especialidade médica que se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico (como tumores, doenças vasculares e degenerativas), traumas crânioencefálicos e raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica. Responsável pela substituição de órgãos sensoriais (olho e ouvido interno) disfuncionais por dispositivos artificiais.
NEUROLOGIA
Trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, lida com o diagnóstico e o tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem o sistema nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos e todos os tecidos efetores, como os músculos.
NUTROLOGIA
Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento das doenças do comportamento alimentar.
OFTALMOLOGIA
Investiga e trata de doenças relacionadas a visão, aos olhos e a seus anexos. Dedica-se ao estudo e ao tratamento das doenças e dos erros de refração apresentadas pelos olhos.
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
A ortopedia cuida das doenças e de deformidades dos ossos, músculos, ligamentos e articulações (aparelho locomotor). A traumatologia lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.
OTORRINOLARINGOLOGIA
Estuda e trata as doenças do ouvido, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.
PATOLOGIA
É o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quando a prática clínica e avalia as alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.
PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL
Tem o objetivo de auxiliar os médicos de diversas especialidades no diagnóstico e no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, por meio da análise de sangue, de urina, de fezes e de outros fluídos orgânicos.
PEDIATRIA
Especialidade médica e de enfermagem dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
PNEUMOLOGIA
É o estudo que se ocupa das doenças pulmonares e do trato respiratório.
PSIQUIATRIA
Especialidade médica que lida com prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade.
RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Auxilia no diagnóstico e no prognóstico dos estados de saúde e de doença por meio do uso de tecnologias de produção e de análise de imagem.
RADIOTERAPIA
Especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante.
REUMATOLOGIA
Trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes.
UROLOGIA
Aborda o trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Dedica-se ao diagnóstico, ao tratamento e ao acompanhamento de pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados são: rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e aqueles do sistema reprodutor masculino.